Homem céu



Que sorte estar antes do princípio! Nada nos pode ultrapassar porque não podemos chocar connosco mesmos. Quando o abandonam um milhão de glóbulos vermelhos, quando o seu corpo se cobre de inúmeras manchas vermelhas de alegria, escreve: "Alguém me leva numa viagem através de mim. Encerra-se o círculo. Ela agarra-me e envolve-me. Amo...”

Céu azul de meio-dia de primavera, quantas vezes escureceu de repente, a súbita desintegração do que chamam segurança? Pelo menos uma vez e tremo ao pensar nisso. Vi nitidamente esta repentina escuridão.

Tudo o que desaparece olha por momentos o céu.

Comentários

Maria disse…
Mulher pássaro

Não me importa nada que as mulheres tenham seios como magnólias ou como figos secos; uma pele de pêssego ou de lixa. Não dou nenhuma importância, ao facto de amanheçam com um hálito afrodisíaco ou com um hálito insecticida. Sou perfeitamente capaz de suportar um nariz que ganharia o primeiro prémio numa exposição de cenouras; mas isso sim - e nisso sou irredutível - não lhes perdoo, sob nenhum pertexto, que não saibam voar. Se não sabem voar perdem o tempo as que pretendam seduzir-me.

Que delícia a de ter uma mulher tão leve..., ainda que nos faça ver, de vez em quando as estrelas! Que voluptuosidade a de passarem-se os dias entre as nuvens... a de passar-se as noites de um só voo!

Eu, pelo menos, sou incapaz de compreender a sedução de uma mulher pedestre, e por mais empenho que ponha em concebê-lo, não me é possível nem tão pouco imaginar que possa fazer-se amor a não ser voando.

[O.Girondo]

'Agarra-me, envolve-me.'
Tudo,
Unknown disse…
.... vem estender-te onde os dedos são aves sobre o peito
esquece os maus momentos a falta de notícias a preguiça
ergue-te e regressa
para olharmos a geada dos astros deslizar nas vidraças
e os pássaros debicam o outono no sumo das amoras....
.... iremos pelos campos
à procura do silente lume das cassiopeias...

[Al Berto]

sem 'tão pouco imaginar que possa fazer-se amor a não ser voando'

Tudo,
Maria disse…
Um aeroplano feito de um Homem e de uma Mulher.
Com asas e tudo.
Pairávamos ligeiramente por cima da terra.
Até voávamos um pouco.

[Y.Amichai]

Sim, eu também.
'Agarra-me...'
Contigo,

Mensagens populares deste blogue

Os realizadores - parte I

Dois