Que o homem é a mais nobre das criaturas, pode inferir-se de nenhuma outra ter contestado tal afirmação.
A Promessa
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
"Não me esqueças" suspirava triste, e então despediu-se; considerando que ele se iria desanamorar de boa vontade. Quando é que a beleza cobra dívidas sobre o que se sente? Desde quando é que é preciso avisar, "Não te esqueças"?
«Vivo já fora de mim»... Viver fora de si, por estar mais além de si mesmo. Viver disposto ao voo, pronto para qualquer partida. É o futuro inimaginável, o inalcançável futuro dessa promessa de vida verdadeira que o amor insinua em quem o sente. O futuro que inspira; que recolherá todos os sonhos e esperanças, donde brota a criação, o não previsto. É a liberdade sem arbitrariedades. O que atrai o devir da história que corre à sua procura o que não conhecemos e nos chama a conhecer. O fogo sem fim que crepita no segredo de toda a vida. O que unifica com o voo do seu transcender a vida e a morte, como simples momentos de um amor que renasce constantemente de si mesmo... que flui a toda a hora.
[Maria Zambrano]
'Assim é este amor que tudo compreende e tudo pode...' Contigo,
Aquele que diga a primeira palavra deixará cair o primeiro vaso, aquele que golpeie o seu assombro com violência verá aparecer o fogo nos seus cabelos, aquele que ria em voz alta será o primeiro a guardar silêncio, aquele que desperte antes de tempo surpreenderá o seu corpo entre as árvores; e o mar, como algo interrompido, volta a ouvir-se ao longe e na sua respiração escutamos outra vez o ruído daquela porta que bate empurrada pelo vento.
Chega a hora maravilhosa, quando a natureza desperta do sonho e um novo mundo quebra a face terrestre. As estrelas empalidecem no céu sombrio e sobre as montanhas rastejam as névoas de um mundo em vigília. Pássaros inquietos nas copas das árvores estremecem as suas asas. O amanhecer chega rápido. Dispersam-se agora as névoas da face montanhosa e morrem em azul celeste; passa a madrugada, apresenta-se aqui o dia.
Comentários
[Maria Zambrano]
'Assim é este amor que tudo compreende e tudo pode...'
Contigo,
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,
Como matéria simples busca a forma.
[Luís de Camões]
Assim mesmo, a coisa amada.
Tudo